Promover as relações entre pares: As ideias e práticas de educadores de infância

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO

Cecília Aguiar (Investigadora Responsável)

António José Santos

Júlia Serpa Pimentel

Ana Madalena Gamelas

João Daniel

Inês Peceguina

Joana Cadima

Nadine Correia

Margarida Fialho

Milene Ferreira

Tânia Boavida

 

FINANCIAMENTO/AUTORIZAÇÕES DO ESTUDO 

Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/117476/2010) e autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (Autorização nº. 7619/2012) e pela Direção-Geral da Educação (Inquérito nº 0092300007).

 

OBJETIVOS

Em educação de infância, a qualidade importa. A investigação tem fundamentado esta afirmação identificando relações consistentes (e persistentes) entre a qualidade dos contextos pré-escolares e o desenvolvimento das crianças. Contudo, a investigação tem também sugerido que determinadas dimensões de qualidade são mais importantes para domínios específicos do desenvolvimento da criança. Considerando evidências empíricas neste sentido, este estudo debruça-se sobre uma dimensão específica dos contextos de educação pré-escolar – as crenças e práticas dos educadores acerca da inclusão e participação social – e sobre um conjunto particular de indicadores de participação social das crianças – ter amigos, ser aceite pelos pares e participar em subgrupos de pares. Ambos os elementos presentes nesta equação, bem como a sua hipotética relação têm sido, em grande medida, negligenciados pela literatura especializada.

 

Assim, este estudo tem como principais objetivos:

 

(1) Compreender as ideias dos educadores de infância Portugueses acerca do que é importante para a promoção das relações entre as crianças;

(2) Documentar as estratégias que os educadores de infância utilizam para atingir este objectivo, considerando as relações entre as ideias e as práticas;

(3) Investigar as relações entre as ideias e as práticas dos educadores de infância e a participação social das crianças da sala (com e sem necessidades educativas especiais [NEE]);

(4) Investigar se o perfil de (in)capacidades das crianças influencia as associações entre as práticas dos educadores e as experiências de participação social das crianças.

 

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO LECTIVO 2012/2013

  • Recolha de dados em mais de 40 salas de educação pré-escolar, junto das respectivas educadoras e de aproximadamente 700 crianças; 
  • Realização de acção de formação (complemento) para treino de utilização da edição revista da Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância (ECERS-R; Harms, Clifford & Cryer, 1998, 2008), destinada a todas as educadoras participantes no projecto;
  • Participação em encontros científicos:

- Aguiar, C. (2013, Junho). Relações sociais em contexto de jardim de infância. Comunicação apresentada no I Encontro Crescer com Empatia, Lisboa, Portugal. pdf


- Aguiar, C., Correia, N., Fialho, M., Gamelas, A. M., Ferreira, M., Cadima, J., Peceguina, I., Boavida, T., Pimentel, J. S., & Santos, A. J. (2013, Junho). Promover as relações entre pares: As ideias e as práticas de educadores de infância. Poster apresentado no VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, Portugal. pdf


- Aguiar, C., & Gamelas, A. M. (2013, Junho). Peer interactions and relationships in inclusive preschool settings: Predictors and interventions. Comunicação apresentada no âmbito do Intensive Course on the Futures of Childhood Intervention: Concepts, Policies, Assessment, Intervention, Ecologies, & Research (promovido pelo Global Education and Development Studies Transatlantic Consortium), Porto, Portugal. pdf


- Correia, N., & Aguiar, C. (2013, Julho). Is children’s participation right addressed by the Classroom Observation Scoring System and by the Portuguese official standards for preschool education? Poster apresentado no 1st Symposium Joaquim Bairrão: Transatlantic Trends in Childhood Intervention, Porto, Portugal. pdf

 

- Correia, N., & Aguiar, C. (2013, Junho). Direito de participação das crianças: Uma síntese de literatura. Poster apresentado no VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, Portugal. pdf


- Fialho, M., Correia, N., & Aguiar, C. (2013, Julho). The matching between the Classroom Assessment Scoring System and Portuguese official standards for preschool education. Poster apresentado no 1st Symposium Joaquim Bairrão: Transatlantic Trends in Childhood Intervention, Porto, Portugal. pdf


- Gamelas, A. M. & Aguiar, C., (2013, Junho). Enhancing peer relationships: preschool teachers’ ideas. Comunicação apresentada no âmbito do Intensive Course on the Futures of Childhood Intervention: Concepts, Policies, Assessment, Intervention, Ecologies, & Research (promovido pelo Global Education and Development Studies Transatlantic Consortium), Porto, Portugal. pdf

 

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO LECTIVO 2013/2014

  • Recolha de dados em mais de 45 salas de educação pré-escolar, junto das respectivas educadoras e de aproximadamente 750 crianças;
  • Realização de acção de formação (complemento) para treino de utilização da edição revista da Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância (ECERS-R; Harms, Clifford & Cryer, 1998, 2008), destinada a todas as educadoras participantes no projecto.
  • Participação em encontros científicos:

- Correia, N., Lopes, L., & Aguiar, C. (2014, Agosto). Developing a measure on teacher’s perceptions of the implementation of children’s participation right in preschool settings. Poster apresentado na EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood, Jyväskylä, Finlândia. (https://www.jyu.fi/edu/en/earli-sig5-2014) pdf

 

- Daniel, J. R., Aguiar, C., & Peceguina, I. (2014, Agosto). A multilevel network study of friendship: The role of classroom features in inclusive preschools. Poster apresentado na EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood, Jyväskylä, Finlândia. (https://www.jyu.fi/edu/en/earli-sig5-2014) pdf

 

- Ferreira, M., Aguiar, C., Daniel, J. R., Correia, N., Fialho, M., & Pimentel, J. S. (2014, Agosto). Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings. Poster apresentado na EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood, Jyväskylä, Finlândia.(https://www.jyu.fi/edu/en/earli-sig5-2014) pdf


- Peceguina, I., Aguiar, C., Daniel, J. R., Cadima, J., Correia, N., & Fialho, M. (2014, Agosto). Teacher-child relationships' quality and social participation in the preschool setting. Comunicação apresentada na EARLI Conference on SIG 5 Learning and Development in Early Childhood, Jyväskylä, Finlândia. (https://www.jyu.fi/edu/en/earli-sig5-2014) pdf

 

- Ferreira, M., Aguiar, C., Pimentel, J. S. (2014, Junho). Social experiences of children with disabilities in inclusive preschool settings. Comunicação apresentada na Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches, Braga, Portugal. pdf


- Cadima, J., Aguiar, C., Gamelas, A. M., Fialho, M., & Correia, N. (2014, Abril). Supporting self-determination in inclusive preschool classrooms: Results from observations. Comunicação apresentada no International Congress on Early Childhood Intervention (ICECI2014), Antalya, Turquia. pdf

 

- Gamelas, A. M., & Aguiar, C. (2013, Outubro). Preschool teachers’ ideas about practices to promote peer relationships: Using q methodology to determine viewpoints. Comunicação apresentada na 4th World Conference on Learning, Teaching and Educational Leadership, Barcelona, Espanha. pdf

 

PUBLICAÇÕES

  • Gamelas, A. M., & Aguiar, C. (2014). Preschool teachers’ ideas about practices to promote peer relationships: Using Q methodology to determine viewpoints. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 141, 1304-1308. doi: 10.1016/j.sbspro.2014.05.223 [Conference Proceedings Citation Index]  Disponível em http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814036477 

 

CONTACTOS

Telefone: 218 811 700 (Extensão 320) | Endereço Electrónico: caguiar@ispa.pt

Horários e Contactos

Dias úteis

das 9:30h às 13:30h

uipcde@ispa.pt

+351 21 881 1700/ 77