Papers in International and National Journals - Developmental Psychology

In Press

  • Correia, J., Santos, A. J., Freitas, M., Rosado, A., & Rubin, K. (in press). Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica,27(3).
  • Pessoa e Costa, I., Torres, N, Monteiro, L., Tereno, S., & Veríssimo, M. (in press). Anxiété de séparation maternelle et le développement social de l’enfant. Devenir.
  • Santos, A. J., Monteiro, L., Fernandes, C., Sousa, T., Torres, N., & Vaughn, B. E. (in press) O reduzido envolvimento social: Implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica.

2014

  • Ferreira, B., Monteiro, L., Fernandes, C., Cardoso, J., Veríssimo, M., & Santos, A. J. (2014) Percepção de Competência Parental: exploração de domínio geral de competência e domínios específicos de auto-eficácia, numa amostra de pais e mães portuguesas. Analise Psicológica, 32(2), 155-166.doi: 10.14417/ap.854.
  • Santos, A. J., Vaughn, B. E., Peceguina, I., Daniel, J., & Shin, N. (2014). Growth of social competence during the preschool years: A three-year longitudinal study. Child Development, doi: 10.1111/cdev.12246. Available
  • Santos, A. J., Vaughn, B. E., Peceguina, I., & Daniel, J. (2014). Longitudinal stability of social competence indicators in a portuguese sample: Q-sort profiles of social competence, measures of social engagement, and peer sociometric acceptance. Developmental Psychology, 50, 968-978. DOI: 10.1037/a0034344.
  • Veríssimo, M., Santos, A. J., Fernandes, C., Shin, N., & Vaughn, B. E. (2014). Associations between attachment security and social competence in pre-school children. Merril Palmer Quarterly, 60, 80-99.

2013

  • Cardoso, J., & Veríssimo, M., (2013). Estilos parentais e relações de vinculação. Análise Psicológica, 31(4), 393-406.
  • Daniel, J. R., Santos, A. J., Peceguina, I, & Vaughn, B. E. (2013). Exponential random graph models of preschool affiliative networks. Social Networks, 35(1), 25-30. Available
  • Ferreira, D., Santos, A.J., Ribeiro, O., Freitas, M., Correia, J., & Rubin, K. (2013). Isolamento social e sentimento de solidão em jovens adolescentes. Análise Psicológica, 31(2), 117-127.
  • Freitas, M., Santos, A. J., Correia, J. V., & Ribeiro, O. (2013) A qualidade da amizade na adolescência: Análise factorial confirmatória do modelo do Friend-ship Quality Questionnaire numa amostra de jovens adolescentes portugueses. Laboratório de Psicologia, 11(2), 163-175.
  • Maló-Machado, P., Veríssimo, M., & Rebelo, A. (2013). Conhecimento emocional: Diferenças em função do género e da Idade. Psicologia, Educação e Cultura, 17(1)
  • Posada, G., Lu, T., Trumbell, J., Kaloustian, G., Trudel, M., Plata, S., Peña, P., Perez, J., Tereno, S., Dugravier, R., Coppola, G., Constantini, A., Cassibba, R., Kondo-Ikemura, K., Noblega, M., Haya,I, Pedraglio, C., Veríssimo, M., Santos, A.J., Monteiro, L., & Lay, K.L. (2013). Is the secure base phenomenon evident here, there, and anywhere? A cross-cultural study of child behavior and experts' definitions. Child Development, 84, 1896–1905. DOI: 10.1111/cdev.12084. Available
  • Rebelo, A., Veríssimo, M., Maló-Machado, P., & Silva, F. (2013). A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(3), 592-599. Available
  • Roque, L., Veríssimo, M., Fernandes, M., & Rebelo, A. (2013). Emotion regulation and attachment: Relationships with children’s secure base, during different situational and social contexts in naturalistic settings. Infant Behavior and Development, 36(3) 298-306. DOI: 10.1002/dev.2059810.1016/j.infbeh.2013.03.003
  • Torres, N., Veríssimo, M., Monteiro, L., Santos, A. J., & Pessoa e Costa, I. (2013). Father involvement and peer play competence in preschoolers: The moderating effect of the child’s difficult temperament. Family Science. DOI 10.1080/19424620.2012.783426
  • Verissimo, M., Pimenta, M., Borges, P., Pessoa e Costa, I., Monteiro, L., Torres, N., & Martins, C. (2013). Perceções parentais acerca dos conflitos e benefícios associados com a gestão da família e do trabalho. Diáphora, Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, 13(1), 1-9.

2012

    • Almeida, A.S., Aguiar, C., & Pinto, A.I. (2012). Comportamentos interactivos das educadoras de infância em salas de creche em função do tipo de actividades e das características estruturais do contexto. Da Investigação às Práticas, 2 (1), 94-117.
    • Maia, J., Veríssimo, M. (2012). Diferentes sistemas de cotação no ASCT são mais-valia ou fragilidade metodológica? Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, 33(1), 173-198. pdf
  • Maia, J., Veríssimo, M., Ferreira, B., Antunes, M.., Silva, F. (2012) Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (3), 491-498.
    • Maló-Machado, P, Verissimo, M., Denham, S. (2012). O teste de Conhecimento das Emoções para crianças de idade pré-escolar. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, 34(1), 199-219.
    • Martins, I., & Santos, A. J. (2012). Auto-regulação emocional e vinculação em adultos toxicodependentes. Diáphora, Revista da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, 12(2), 14-23. pdf

    • Pimentel, J. S., & Dias, S. (2012). Importância do fortalecimento das redes informais de apoio: Projecto oficinas de pais. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 24 (1), 355-363.
    • Pimentel, J. S., Gandres, C., Barros, A.R., & Carreira, M. (2012). Avaliação e promoção da Qualidade dos cuidados prestados em creche familiar: primeiros resultados de um estudo de investigação/acção. Da Investigação às Práticas, 2 (1), 68-93.
    • Pinto, A. I., Grande, C., Aguiar, C., Almeida, I. C., Felgueiras, I., Pimentel, J. S., Serrano, A. M., Carvalho, L., Brandão, M. T., Boavida, T., Santos, P., Lopes-dos-Santos, P. (2012). Early childhood intervention in Portugal: An overview based on the developmental systems model. Infants & Young Children, 25(4), 310-322.
    • Roque, L., Veríssimo, M., Oliveira, T. F. and Oliveira, R. F. (2012), Attachment security and HPA axis reactivity to positive and challenging emotional situations in child–mother dyads in naturalistic settings. Developmental Psychobiology, 54, 401-411. doi: 10.1002/dev.20598 Available
    • Santos, A. J. (2012). Afiliação e dominância em grupos de crianças pré-escolares. Análise Psicológica, 30(3), 341-352.
    • Santos, A. J., Peceguina, I., Daniel, J. R., Shin, N., & Vaughn, B. E. (2012). Social competence in preschool children: Replication of results and clarification of a hierarchical measurement model. Social Development, 22(1), 163-179. DOI: 10.1111/sode.12007 Available
    • Torres, N., Maia, J., Veríssimo, M., Fernandes, M., & Silva, F. (2012). Attachment security representations in institutionalized children and children living with their families: links to problem behaviour. Clinical Psychology and Psychotherapy. DOI: 10.1002/cpp.739 Available
    • Veríssimo, M., Blisharsky, T., & Strayer, F.F. (2012). Stylistic Diversity in Children's Communication with Mothers at 30 months. Early Child Development and Care, 182(5), 571-589, doi:10.1080/03004430.2011.566327. Available

2011

        • Afonso, A., Veríssimo, M., Fernandes, M., Borges, P., & Monteiro, L. (2011). Associações entre o envolvimento paterno e a competência social de crianças em contexto pré-escolar. Psicologia Educação Cultura, 15(1), 43-60.
        • Aguiar, C., Moiteiro, R., Correia, N., & Pimentel, J. S. (2011). Desenhos de investigação de sujeito único em educação especial. Análise Psicológica, 29(1), 149-167.
        • Ferreira, B., Verissimo, M., Santos, A. J., M., Fernandes, C., & Cardoso, J. (2011). Escala de sentimento de competência parental: Análise confirmatória do modelo de medida numa amostra de pais portugueses. Laboratório de Psicologia, 9(2), 151-159.
        • Maia, J., & Veríssimo, M., (2011). Teoria da vinculação: O salto do comportamento para o nível da representação. Psicologia Educação Cultura, 15(2), 380-393. Available
        • Maia, J., Veríssimo, M., Ferreira, B., Monteiro, L., & Antunes, M. (2011). Representações de vinculação na infância: competência verbal, estabilidade e mudança. Análise Psicológica, 29(3), 403-424.
      • Otero, N., Milrad, M., Rogers, Y., Santos, A. J., Veríssimo, M., & Torres, N. (2011). Challenges in seamless learning scenarios: Affective and emotional effects on external representations. International Journal of Mobile Learning and Organization. 5(1), 15–27.
      • Pimentel, J. S., Correia, N., & Marcelino, S. (2011). A avaliação das práticas como contributo para a promoção da qualidade dos programas de Intervenção Precoce. Análise Psicológica, 29(1), 47-67.
      • Pinto, A., Torres, N., Veríssimo, M., Maia, J., & Santos, O. (2011) Modèles internes opérants de l’attachement et relations d’objet internalisées: Analyse des narratives chez les enfants. Devenir, 23(2), 145-159. Available
      • Roque, L, & Veríssimo, M. (2011). Emotional context, maternal behavior and emotion regulation. Infant Behavior and Development. 34(3), 617-626 doi: 10.1016/j.infbeh.2011.06.002. Available
  • Shin, N., Vaughn, B. E., Kim M., Kryzsik, L., Bost, K. K., McBride, B., Santos, A. J., Peceguina, I., & Coppola, G. (2011). Longitudinal analyses of a hierarchical model of peer social competence for preschool children: Structural fidelity and external correlates. Merril Palmer Quarterly, 57(1), 73–103. Available
  • Silva, I., & Santos, A. J. (2011). Qualidade da vinculação e modelo interno de funcionamento do self, em crianças vítimas de queimaduras. Revista de Enfermagem Referência, 3(3), 85-93. Available
  • Vaughn, B., El-Sheikh, M. Shin, N., Elmore-Staton, L., Kryzsik, L. & Monteiro, L. (2011). Attachment representations sleep quality and adaptive functioning in preschool age children. Attachment & Human Development, 13(6), 525-540, 10.1080/14616734.2011.608984. Available
    • Veríssimo, M, Fernandes, C., Santos, A. J., Peceguina, I, Vaughn, B. E., & Bost, K. (2011). A relação entre a qualidade da vinculação à mãe e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica,24(2), 292-299. Available
  • Veríssimo, M., Santos, A. J., Vaughn, B-E, Torres, N., Monteiro, L., & Santos, O. (2011). Quality of attachment to father and mother and number of reciprocal friends. Early Child Development and Care, 181(1), 27-38. Available
  • Wong, M., Boost, K.K., Shin, N., Veríssimo, M., Maia, J., Monteiro, L., Silva, F., Coppola, G., Costantini, A., & Vaughn, B., (2011). Preschool children's mental representations of attachment: antecedents in their secure base behaviors and maternal attachment scripts. Attachment and Human Development. 13(5), 489-502. DOI: 10.1080/14616734.2011.602256. Available

2010

  • Aguiar, C., Moiteiro, A. R., & Pimentel, J. (2010). Classroom quality and social acceptance of preschoolers with disabilities. Infants & Young Children, 23(1), 34-41.
  • Bárcia, S., & Veríssimo, M. (2010). Avaliação das Atitudes relativas à maternidade: Adaptação do Childbearing Attitudes Questionnaire (CAQ- Ruble, Fitzmaurice, Stangor, & Deutsch, 1990). Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria, 28(1), 89-107.
  • Bárcia, S., & Veríssimo, M. (2010). A importância da massagem do bebé para as atitudes face à maternidade. Psicologia, Saúde & Doenças, 11(2), 269-279. Available 
  • Barros, S., & Aguiar, C. (2010). Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers. Early Childhood Research Quarterly, 25, 527-535. Available
  • Boavida, T., Aguiar, C., McWilliam, R., & Pimentel, J. (2010). Quality of Individualized Education Program Goals of Portuguese Preschoolers with Disabilities. Infants and Young Children, 23(3), 233-243. Available
  • Fidalgo, Z. (2010). Discurso das mães e participação das crianças na resolução de tarefas de seriação: Impacto do desenvolvimento cognitivo e da linguagem das crianças e escolaridade das mães. Análise Psicológica, 28(4), 543-563. Available
  • Morgan-Jones, R., & Torres, N. (2010). Individual and collective suffering of organisational failures in containment: Searching for a model to explore protomental dynamics. Socio-Analysis, 12, 57-75. Available
  • Monteiro, L., Fernandes, M., Veríssimo, M., Torres, N, & Vaughn, B. E. (2010) Perspectiva do pai acerca do seu envolvimento em famílias bi-parentais. Associações com o que é desejado pela mãe e com as características da criança. Interamerican Journal of Psychology, 44 (1), 120-130. Available
  • Monteiro, L., Veríssimo, M., Vaughn, B., Santos, A. J., Torres, N., & Fernandes, M. (2010). The organization of children’s secure base behaviour in two parent Portuguese families and Father’s participation in child related activities. European Journal of Developmental Psychology, 7(5), 545–560. Available
  • Pimenta, M., Veríssimo, M., Monteiro, L., & Pessoa e Costa, I. (2010). O envolvimento paterno de crianças a frequentar o jardim-de-infância. Análise Psicológica, XXVIII (4), 565-580. Available
  • Roque, L., Santos, A. J., & Veríssimo, M. (2010). Vinculação e Mecanismos de Defesa em Jovens Adultos. Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria, 28(1), 45-66.
  • Torres, N., & Oliveira, D. (2010) Vinculação e Sistema de Prestação de cuidados em dependentes de substâncias em tratamento. Adaptação Portuguesa do Questionário de Prestação de Cuidados. Toxicodependencias, 16(2), 3-14. Available

2009

  • Benavente, R., Justo, J., & Veríssimo, M. (2009). Os efeitos dos maus tratos e da negligência sobre as representações da vinculação em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 27(1), 21-31. Available
  • Cruz, O. & Aguiar, C. (2009). Mothers’ interactive behaviors and child engagement: The moderating effect of child care quality. Psicologia, 23(2), 87-100.
  • Daniel, J. R., Santos, A. J., & Cruz, M. G. (2009). Post-conflict behavior in brown capuchin monkeys. Folia Primatologica, 80(5), 329-340. Available
  • Pinhel, J., Torres, N. & Maia, J. (2009). Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: representações de vinculação e problemas de comportamento associado. Análise Psicológica, 27(3), 509-521. Available
  • Pinto, A. I., Gandres, C., Felgueiras, I., Pimentel, J. S., Almeida, I. & Novais, I. (2009). Intervenção e investigação em idades precoces - o Legado de Joaquim Bairrão. Psicologia, 23(2), 21-42.
  • Vaughn, B. E., Shin, N., Kim M., Coppola, G., Kryzsik, L., Santos, A. J., Peceguina, I., Daniel, J. R., Veríssimo, M., DeVries, A., Elphick, E., Ballentina, X., Bost, K. K., Newell, W., Miller, E., Snider, J. B., & Korth, B. (2009). Hierarchical models of social competence in preschool children: A multi-site, multi-national study. Child Development, 80(6), 1775-1796. Available

2008

  • Cruz, O., & Aguiar, C. (2008). La consistance de l'intervention éducative parentale: La qualité de l’environnement familial et les comportements interactifs de la mère. European Review of Applied Psychology, 58, 177-184. Available
    • Daniel, J. R., Santos, A. J., & Vicente, L. (2008). Correlates of self-directed behaviours in vervet monkeys Chlorocebus aethiops. International Journal of Primatology, 29(5), 1219-1226. Available
    • Daniel, J. R., Santos, A. J., & Vicente, L. (2008). Dominância e atracção social num grupo de macacos-vervet (Chlorocebus aethiops) em cativeiro. Análise Psicológica, (26)3, 519-530. Available
    •  Dias, S., Pimentel, J. S., & Baptista, M. (2008). O impacto e importância do diagnóstico de uma perturbação do desenvolvimento na vida da criança e da sua família. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 20(3), 73-79.
    • Emidio, R., Santos, A. J., Maia, J., Monteiro, L., & Veríssimo, M. (2008). Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar. Análise Psicológica,26(3), 491-499. Available
    • Machado, P., Veríssimo, M., Torres, N., Peceguina, I., Santos, A. J., & Rolão, T. (2008). Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre pares. Análise Psicológica,26(3), 463-478. Available
    • Maia, J., Ferreira, B., Veríssimo, M., Santos, A. J., & Shin, N. (2008). Auto-conceito e representações da vinculação no período pré-escolar. Análise Psicológica,26(3), 423-433. Available
    • Monteiro, L., Veríssimo, M., Santos, A. J., & Vaughn, B. E. (2008). Envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura das crianças em famílias portuguesas. Análise Psicológica, (26)3, 395-409. Available
    • Monteiro, L., Veríssimo, M., Vaughn, B. E., Santos, A., & Bost, K. K. (2008). Secure base representations for both fathers and mothers predict children’s secure base behavior in a sample of portuguese families. Attachment and Human Development, 10(2), 189-206. Available
    • Monteiro, L., Veríssimo, M., Vaughn, B. E., Santos, A. J., & Fernandes, M. (2008). Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações mãe/criança e pai/criança. Psicologia, 22(1), 105-125. Available
    • Peceguina, I., Santos, A. J., & Daniel, J. R. (2008). A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos sociais em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 26(3), 479-490. Available
    • Pimentel, J. S. (2008). Ecologia de uma inclusão de sucesso. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 20, 117-124.
    • Salvaterra, F., & Veríssimo, M. (2008). A adopção: O direito e os afectos. Caracterização das famílias adoptivas do Distrito de Lisboa. Análise Psicológica, 26(3), 501-517. Available
    • Santos, A. J., Vaughn, B. E., & Bost, K. K. (2008). Specifying social structures in preschool classrooms: descriptive and functional distinctions between affiliative subgroups. Acta Ethologica, 11(2), 101-113. Available
    • Santos, A. J., Vaughn B. E., Strayer, F. F., & Daniel, J. D. (2008). Métodos de observação e análise para identificação das estruturas afiliativas de grupos de crianças em meio pré-escolar. Análise Psicológica, 26(3), 447-462. Available
    • Silva, F., Fernandes, M., Veríssimo, M., Shin, N., Vaughn, B. E., & Bost, K. K. (2008). A concordância entre o comportamento de base segura com a mãe nos primeiros anos de vida e os modelos internos dinâmicos no pré-escolar. Análise Psicológica, 26(3), 411-422. Available
    • Torres, N. (2008). A Alvorada e o crepúsculo do homem: A propósito da psicologia evolutiva grupal de trotter e bion. Interacções, 13, 95-118. Available
    • Torres, N., Chagas, T., & Ribeiro, J. P. (2008). Dependência emocional e consumo de substâncias psicoactivas: Um estudo correlacional a partir da teoria dos grupos de pressuposto básico de W. R. Bion. Toxicodependências, 14 (3), 35-48. Available
  • Torres, N., Santos, A. J., & Santos, O. (2008). Qualidade da vinculação ao pai e à mãe e o desenvolvimento da amizade recíproca em crianças de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 26(3), 435-445. Available
  • Veríssimo, M., Salvaterra, F., Santos, A. J., & Santos, O. (2008). Le modèle de représentation intériorisé de la mère et le comportement de base sécurisante de ses enfants dans un groupe d’enfants adoptés. Devenir, 20 (4), 347-359. Available
  • Veríssimo, M., & Santos, A. J. (2008). Desenvolvimento social: algumas considerações teóricas. Análise Psicológica,26(3), 389-394. Available

2007

  • Castro, F. (2007). Psychoanalytic research using longitudinal studies: An inquiry on the developmental impact of early maternal projections. Journal of the American Psychoanalytic Association, 55(1), 243-253. pdf
  • Chagas, T., Ribeiro, J. P., & Torres, N. (2007). Supressão da dependência emocional e consumo de substâncias alimentares: Um estudo experimental, a partir da Teoria dos Grupos de Pressuposto Básico de W.R. Bion. Interacções, 13, 151-183. Available
  • Pessanha, M., Aguiar, C., & Bairrão, J. (2007). Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality. Early Childhood Research Quarterly, 22(2), 204-214. Available
  • Vaughn B. E., Copolla, G., Veríssimo, M., Monteiro, L., Santos, A. J., Posada, G., Carbonell, O. A., Plata, S. J., Waters, H. S., Bost, K. K., McBride B., Shin, N., & Korth, B. (2007). The quality of maternal secure-base scripts predicts children's secure-base behavior at home in three sociocultural groups. International Journal of Behavioral Development, 31(1), 65-76. Available

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