Master Dissertations - Literacy Practices and Written Language Acquisition

2012

  • Ângelo, P. (2012). Práticas dos educadores de infância e conceitos de literacia em crianças de 5 anos. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Gonçalves, B. (2012). Programas de escrita inventada em interacção social e aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Lima, M. M. (2012). As crianças e a aprendizagem da escrita e da leitura: Impacto de um programa de escrita inventada em situação de grupo. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Monteiro, F. (2012). Revisão textual auxiliada em contexto de grupo. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Paulus, S. (2012). O meu filho surdo está na escola, e agora? Vivências de mães ouvintes ao longo do 1º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Pereira, R. G. (2012). Os efeitos de um programa de escrita inventada na evolução da escrita inventada e da leitura precoce em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Soares, S. (2012). Estilos parentais: Percepções entre pais e filhos. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.

2011

  • Almeida, H. (2011). A relação entre a consciência fonológica, morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Fragoso, C. (2011). Erros de leitura de crianças do 2º e 3º anos de escolaridade. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Marçal. L. (2011). Relação entre consciência fonológica, morfológica e os tipos de erros ortográficos. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Montez, M. C. (2011). Programa de escritas inventadas: impacto na leitura e escrita de crianças do pré-escolar. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Mutinheira, C. (2011). Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções textuais ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Sousa, V. (2011). A evolução do desempenho em leitura de crianças do 1º ano de escolaridade submetidas a um programa de intervenção. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Vicente, D. (2011). Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.

2010

  • Aziz, A. (2011). Estudo comparativo sobre os desempenhos em leitura nos 1º e 2º anos de escolaridade de ensino básico. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Albuquerque, A. (2010). A evolução das escritas inventadas e da leitura precoce em crianças de idade pré-escolar: os efeitos de um programa de intervenção de escrita. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Botas, F. (2010). A importância da escrita inventada e da consciência fonológica no pré-escolar. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Camacho, H. (2010). Relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Carvalho, J. (2010). Aprendizagem da leitura num grupo de crianças do 2º ano de escolaridade: Relações entre as representações sobre a leitura, o desenvolvimento da linguagem oral e a aquisição da leitura. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Correia, A. R. (2010). Desenvolvimento de um programa de intervenção em leitura e escrita com uma criança com síndrome X-frágil. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Cortinhas, M. (2010). Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em alunos com e sem dificuldades de aprendizagem do 2º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Costa, S. (2010). Motivação para a aprendizagem da leitura e escrita em jovens de etnia cigana. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Cruz, V. (2010). Programa de Intervenção para a estimulação das concepções da funcionalidade da leitura e da escrita para crianças de 5 anos (pré-escolar). Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Duarte, A. (2010). O impacto de dois programas de intervenção da escrita na evolução das conceptualizações infantis acerca da linguagem escrita. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Ferreira, T. (2010). A relação existente entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em alunos do 2º e 3º anos de escolaridade. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Mestre, A. (2010). Relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Monteiro, B. (2010). A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfo-sintáctica e o sucesso na aquisição da ortografia. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Proença, J. P. (2010). Relação entre desenvolvimento linguístico, desenvolvimento metalinguístico e qualidade da produção textual – um estudo correlacional em crianças do 4º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Ribeiro, V. (2010). O erro mora aqui!- A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 4º anos de escolaridade. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Rocha, A. F. (2010). Competências linguísticas, metalinguísticas e as escritas inventadas nas crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Romeira, L. (2010). Desempenho na leitura oral de palavras: Um estudo comparativo entre crianças do 1º e do 2º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Salvador, L. (2010). O impacto de um programa de escrita inventada na escrita e na leitura em crianças em idade pré-escolar. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.

2009

  • Almeida, M. (2009). As dificuldades da leitura e escrita em crianças surdas profundas: um estudo de caso em quatro crianças. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Coelho, L. (2009). O conto através do gesto: Interacções mãe-criança surda durante a leitura de livros de histórias. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Cortinhas, M. (2009). Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2ºano com e sem dificuldades de aprendizagem. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Duarte, A. (2009). O impacto de dois programas de intervenção da escrita na evolução das conceptulaizações infantis sobre a escrita. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ferreira, S. (2009). Coup de Pouce CLE, Clubes de leitura e escrita, uma adaptação para 3 escolas do 1º ciclo portuguesas. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ferreira, T (2009). A relação existente  entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 3º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Gaitas, S. (2009). Crenças e práticas de ensino da linguagem escrita de professores do 1º ciclo. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Gonçalves, V. (2009) A influências de duas estratégias de ensno na aquisição de uma regra ortográfica contextual. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Lucas, S. (2009). Programas de escrita no pré-escolar: o impacto da acentuação da sílaba inicial nos progressos das crianças. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Martins, J. (2009). Os efeitos de diferentes práticas pedagógicas nas narrativas de alunos de 7º e 8º anos. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Pantoja, S. (2009). A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: uma experiência com crianças de 5-6 anos. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ribeiro, V. (2010). O erro mora aqui:  A relação existente entre a consciência fonológica, morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e 4º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Rocha, F. (2009). Competências linguísticas e metalinguísticas e as escritas  inventadas. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Saragoça, T. (2009). Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização antes de p e b. Master thesis supervised by Ana Cristina Silva, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Simões, E. (2009). Desenvolvimento de um programa de intervenção com uma criança com dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita – estudo de caso. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.

2008

  • Casinha, A. (2008). Práticas familiares de leitura e escrita e competências emergentes de literacia. Master thesis supervised by Maria Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Catarino, J. (2008). A agressão/vitimação entre pares em contexto escolar: estudos de caso no 5º ano de uma escola da cidade de Beja. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Chicó, M. (2008). Práticas familiares de literacia e concepções parentais sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Master thesis supervised by Maria Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Saraiva, F. (2008). Caracterização do conhecimento de literacia emergente em crianças de três anos de idade e a sua relação com práticas de leitura de histórias. Master thesis supervised by Maria Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Pais, T. (2008). Leitura de histórias e literacia emergente em crianças de 3, 4 e 5 anos. Master thesis supervised by Maria Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Vala, A. (2008). Contextos promotores de aquisição da linguagem escrita em jardim-de-infância. Estudo de caso. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

2007

  • Costa, A. (2007). Relação entre os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita e os resultados em leitura no final do 1º ano de escolaridade. Graduation thesis supervised by Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Graça, F. (2007). Leitura a par: Aprendizagem da leitura e envolvimento parental. Graduation thesis supervised by Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Lourenço, C. (2007). Relação entre o tipo de práticas de literacia familiar e os conhecimentos das crianças em idade pré-escolar sobre a linguagem escrita. Graduation thesis supervised by Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Martinho, S. (2007). Estudo de caso: intervenção psicopedagógica numa criança do 2º ano do ensino básico com atraso nas aquisições da leitura e escrita. Graduation thesis supervised by Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Pais, T. (2007). Caracterização de conhecimentos emergentes de literacia em crianças em idade pré-escolar. Graduation thesis supervised by Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Patrício, M. (2007). Histórias infantis: Um caminho para a aquisição da escrita? Graduation thesis supervised by Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Reis, M. J. (2007). Compreensão da leitura – desempenho em alunos surdos severos e surdos profundos no final do 1º ciclo do ensino básico. Master thesis supervised by Margarida Alves Martins, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Santos, A. M. (2007). Caracterização das práticas de literacia em contexto familiar e estudo da sua relação com os conhecimentos emergentes de literacia em crianças do pré-escolar. Graduation thesis supervised by Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.
  • Saraiva, F. (2007). Caracterização do conhecimento de literacia emergente em crianças de 3 anos de idade e a sua relação com as práticas de leitura de histórias. Graduation thesis supervised by Lourdes Mata, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

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