Master Dissertations - Life and Learning Contexts: Affective and Identity Processes

2012

  • Aboim, S. (2012). Comportamentos disruptivos em contexto escolar. Master thesis in Educational Psychology, supervised by José Morgado, ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
  • Gonçalves, M. (2012). Emoções, autoconceito, auto-estima e desempenho académico em alunos do 7º ano de escolaridade. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. 
  • Leal, A. L. (2012). A complexidade do self e a sua relação com o autoconceito, auto-estima e rendimento académico. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. 
  • Mendes, C. (2012). “A Ler Vamos” – Relação entre o tipo de práticas de literacia familiar, percepcionadas pelas crianças e desenvolvidas pelos seus pais e as capacidades de literacia emergente. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Lourdes Mata, ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
  • Sampaio, C. (2012). As atitudes dos professores do 1º ciclo do ensino Básico face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais. Master thesis in Educational Psychology, supervised by José Morgado, ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
  • Silva, A. R. (2012). Relação entre a motivação intrínseca para a Língua Portuguesa e o suporte do professor, desempenho académico, género e ano de escolaridade. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Vera Monteiro – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
  • Teles, I. (2012). Emoções, motivação e desempenho académico em alunos do 9º ano. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

2011

  • Abril, M. J. (2011). Auto-conceito e auto-estima em alunos do 7º e 8º ano de escolaridade e suas percepções face ao clima de sala de aula a matemática, emoções vivenciadas na aula de matemática e indisciplina. Master Thesis in Educational Psychology. ISPA-IU.
  • Almeida, R. W. (2011). “Entrei na universidade! E agora??” Motivações, estratégias de aprendizagem, estratégias de self-handicapping e rendimento académico em estudantes do ensino superior. Master thesis in Educational Psychology. ISPA-IU.
  • Batista, A. (2011). Sintomatologia depressiva e comportamentos delinquentes. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Caroço, A. (2011). A crença no mundo justo em mulheres vítimas de violência conjugal. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Coutinho, S. (2011). Ideação suicida na adolescência: a comunicação, o funcionamento familiar e as suas relações. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Cravidão, C. (2011). Os efeitos da crença no mundo justo e da justiça procedimental na legitimação e confiança na autoridade. Master Thesis in Social Psychology, ISPA-IU.
  • Cristiano, N. (2011). Atitudes dos pais face à sexualidade na deficiência intelectual. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Dias, I. (2011). Envolvimento parental nas escolhas vocacionais dos seus filhos: O Papel da família nas escolhas vocacionais. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Domingues, J. (2011). Comportamentos sexuais de risco na adolescência: Problemática do HIV. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Doroane, M. (2011). Quando a a agressão é online mas o sofrimento é offline: Cyberbullying e estilos parentais. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Encantado, J. (2011). Percepções e atitudes ambientais de um grupo de adolescentes portugueses: Um estudo exploratório. Master thesis in Educational Psychology. ISPA-IU.
  • Garcia, S. (2011). O impacto da percepção de justiça na responsabilidade social em contexto organizacional. Master Thesis in Social Psychology, ISPA-IU.
  • Gaspar, T. F. (2011). If what I am is what’s in me, I will always be the best that I can be – Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, auto-estima, orientações motivacionais e factores de protecção da auto-estima em alunos de 5º, 7º e 9º ano de escolaridade. Master thesis in Educational Psychology. ISPA-IU.
  • Gomes, A. (2011). O  Funcionamento familiar no consumo e no tratamento toxicodepente. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Macedo, A. (2011). Os tempos livres e a reputação como mediadora dos comportamentos delinquentes. Master Thesis in Social Psychology, ISPA-IU.
  • Martins, M. (2011). Ideação suicida na adolescência: relações familiares e grupais. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Mendes, C. (2011). Motivação para a matemática: Sua relação com o género, ano de escolaridade, (in)sucesso escolar e clima de sala de aula. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Pinguinha, C. (2011). Estilos parentais percepcionados por adolescentes e consumo de substâncias psicoactivas. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Pinto, A. (2011). Percepção do conflito interparental, ideação suicida e identificação à família na adolescência. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Pinto, N. (2011). Atitudes dos pais e professores perante a inclusão. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Ramos, A. L. (2011). Relação entre a motivação e crenças dos pais e o desempenho e motivação dos filhos em matemática. Master thesis in Educational Psychology. ISPA-IU.
  • Ricardo, A. F. (2011). Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com a percepção do aluno do clima de sala de aula. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU. 
  • Rodrigues, M. (2011). Autoconceito e autoconceito artístico de alunos do 1º e 2º anos de escolaridade abrangidos por um programa de educação pela Arte. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU. 
  • Sanguessuga, A. (2011). Práticas educativas parentais e o comportamento desviante em adolescentes. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.
  • Sousa, J. (2011). O sucesso case method: Uma metodologia útil para a avaliação do impacto da formação? Master Thesis in Social Psychology, ISPA-IU
  • Rosa, N. (2011). Motivação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Silva A. M.(2011). O envolvimento parental nas aprendizagens escolares dos filhos. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU. 
  • Simões J. (2011). Autoconceito e motivação para a aprendizagem em alunos do 1º e 2ºano de escolaridade. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Sobrinho, S. (2011). As percepções da autonomia-suporte e do envolvimento interpessoal dos adolescentes sobre os seus pais e sua motivação para aprendizagem. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Tomásio, J. (2011). Relação entre as percepções de autonomia e de envolvimento que os alunos têm dos seus pais e a sua motivação e desempenho académico. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Vargas, J. (2011). Motivação para a matemática e a sua relação com o género, desempenho, clima de sala de aula, em alunos do secundário. Master Thesis in Educational Psychology, ISPA-IU.
  • Vaz, M. (2011). Vinculação à mãe ao pai e ao grupo de pares e a sua relação com a delinquência juvenil. Master Thesis in Clinical Psychology, ISPA-IU.

2009

  • Aguiar, S. (2009). Envolvimento parental na escolaridade dos filhos no 2º e 3º ciclo do ensino básico. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto (co-supervision), ISPA.
  • Alves, A. C. (2009). Ambientes de ensino/aprendizagem e sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e motivação. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Alves, D. (2009). Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 3º ciclo. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Antunes, S. (2009). Motivação de professores e alunos para a Língua Portuguesa: Que relações? Master thesis in Educational Psychology, supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Assunção, R. (2009). Adolescentes de etnia cigana distinguem sentimentos de emoções? – Infrahumanização emocional em adolescentes de etnia cigana. Master thesis in Social Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Brito, C. (2009). A amizade em jovens com deficiência mental. Master thesis in Educational Psychology, supervised by José Morgado, ISPA.
  • Cantigas, B. (2009). Relações existentes entre autoconceito e auto-estima, orientações motivacionais e sucesso/insucesso académico. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Cardoso, A. (2009). Os professores de educação especial e ensino regular face ao DL. 3/2008. Master thesis in Educational Psychology, supervised by José Morgado, ISPA.
  • Casaca, F. (2009). A influência familiar, do grupo de pares e da escola nos comportamentos desviantes. Master thesis in Clinical Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Clímaco, M. B. (2009). Atitudes parentais, motivação, autoconceito e resultados escolares em alunos do 7º e 9º anos de escolaridade. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Costa, J. (2009). Autoconceito e auto-estima, relações entre pares e relações amorosas em adolescentes com deficiência visual. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Cristino, M. (2009). Representação das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Língua Portuguesa e Matemática em alunos e professores do 2º ciclo do EB. Master thesis in Educational Psychology, supervised by José Morgado, ISPA.
  • Elias, A. (2009). Motivação para a língua portuguesa: Sua relação com o género, ano de escolaridade, sucesso/insucesso escolar e clima de sala de aula. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Fernandes, M. (2009). Suporte social como contributo para um desenvolvimento harmonioso da identidade sexual LGB. Master thesis in Clinical Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Ferreira, M. (2009). Estilos parentais e suporte social da família percepcionados por jovens delinquentes. Master thesis in Educational Psychology, supervised by José Morgado, ISPA.
  • Fioravera. P. (2009). Percepções de justiça nas relações intergrupais: Legitimação da autoridade e reacções emocionais. Master thesis in Social Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Godinho, M. (2009). O funcionamento familiar: Qual o seu papel na autonomia comportamental, emocional e ideação suicida na adolescência. Master thesis in Clinical Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Marques, A. (2009). Os benefícios de situações tutoriais. “E se eu aprender contigo e tu aprenderes comigo?”. Master thesis in Educational Psychology, supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Mascarenhas, M. (2009). Percepção de Justiça. Qual o seu peso na obesidade e discriminação? Master thesis in Social Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Monteiro, V. (2009). A infra-humanização em adolescentes de etnia cigana infrahumanizam o grupo dos branco através das emoções. Master thesis in Social Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Pereira, L. (2009). Ansiedade, depressão e tendência suicidária nos militares da Guarda Nacional Republicana – destacamentode Almada e Montijo. Master thesis in Clinical Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira. ISPA.
  • Vaz, N. (2009). “Preciso de vocês”.: Ideacção suicida e a percepção da qualidade da relação na adolescencia. Master thesis in Clinical Psychology, supervised by Maria Gouveia Pereira. ISPA.

2008

  • Almeida, A. (2008). Identidade étnica, auto-estima e autoconceito em adolescentes. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Alves, A. C. M. (2008). Ambientes de aprendizagem e sua relação com o autoconceito académico, auto-estima e motivação. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Alves, D. (2008). Motivação para a Língua Portuguesa em alunos do 3º ciclo. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Antunes, M. (2008). Hábitos de leitura e motivação para a leitura em alunos do 3º e 4º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Lourdes Mata, ISPA.
  • Barrento, A. F. (2008). Hábitos de leitura, motivação para a leitura e autopercepção de leitor. Master thesis supervised by Lourdes Mata, ISPA.
  • Bento, R. I. C. (2008). As concepções das famílias no envolvimento parental. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Benzinho, T. (2008). Motivação para a leitura, autopercepção de leitor e género: que relações. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Campos, S. (2008). “Eles dizem que o meu irmão é tecla 3...”: A auto-estima e o(s) autoconceito(s) dos irmãos de pessoas com deficiência. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto, ISPA. 
  • Cavalinhos, F (2008). Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Chaves, H. (2008). Expectativas das figuras parentais, auto-conceito, auto-estima e motivação. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto, ISPA.
  • Correia, A. S. A. (2008). Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto (co-orientation), ISPA.
  • Figueiredo, M. L. (2008). O envolvimento das mães no 6º e 9º anos de escolaridade dos filhos. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto (co-orientation), ISPA.
  • Fragoso, R. (2008). Papel da concertação entre alunos no processo de avaliação. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Garcês, F. (2008). Motivação para a leitura, autopercepção de leitor, género e desempenho em leitura: que relações? Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Lopes, I. (2008). Que práticas de envolvimento parental na educação dos filhos: Percepção das mães. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto (co-orientation), ISPA.
  • Lopes, V. (2008). Motivação para a leitura em alunos do 5º, 7º e 9º anos de escolaridade. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Marques, A. (2008). Os benefícios de situações tutoriais. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Abecasis, V. (2008). Expressão do preconceito na infância em escolas heterogéneas. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Abreu, S. (2008). Funcionamento Familiar e a separação psicológica aos pais associados à ideação suicida. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Camacho, J. (2008). Intenção de consumir cannabis em alunos do ensino superior: Aplicação da teoria do comportamento planeado com a adição de medidas do comportamento passado. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Carvalho, R. (2008). Consumo de substâncias psicoactivas na adolescência: efeitos na auto-estima e na ideação suicida. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Correia, A. (2008). Suicídio na adolescência: Será que o desporto tem algo a dizer? Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Costa, D. (2008). A Indisciplina: A experiência como estratégia. Mater thesis supervised by José Morgado, ISPA.
  • Gomes, F. (2008). Ideação suicida em estudantes universitários. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Henriques, P. (2008). Desumanização e associação implícita entre os negros e os macacos. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Jorge, M. T. (2008). Comunicação filio-parental e ideação suicida na adolescência. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Leão, J. (2008). Caracterização da metodologia Teach como resposta educativa a crianças com autismo: Estudo de Caso. Mater thesis supervised by José Morgado, ISPA.
  • Lima, A . R. (2008). Modificação dos projectos de vida. Representação do self e auto-estima em grávidas adolescentes. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Melo, A. (2008). Qualidade de vida na deficiência mental: Perspectivas de familiares e técnicos. Mater thesis supervised by José Morgado, ISPA.
  • Mendes, A. (2008). Atribuições causais de alunos do 9º ano de escolaridade face ao (in)sucesso a matemática. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Mengo, J. (2008). Relação entre autonomia, desempenho académico, género e estilo de ensino do professor. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Messias, D. (2008). A motivação, o clima de sala de aula, as práticas avaliativas nas aulas de matemática: as relações entre si e com o ano de escolaridade. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Metelo, M. (2008). Motivação para a realização de tarefas escolares, percepção de clima de sala de aula, género, ano de escolaridade e “tipo de professor”. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Neves, B. (2008). O Consumo de Música: Efeitos da sub-cultura Reggae e Atitudes na intenção de realização de downloads em sites legais. Master thesis supervised by Virgílio Amaral, ISPA.
  • Neves. V. (2008). Percepção das atitudes parentais e sua relação com o desempenho académico dos filhos e com o autoconceito e auto-estima. Master thesis supervised by Vera Monteiro, ISPA.
  • Nunes, P. (2008). Concepção de responsabilidade, solicitações na escolaridade dos filhos e envolvimento parental: Que relações. Mater thesis supervised by Francisco Peixoto (co-orientation), ISPA.
  • Pires, L. (2008). Música e ideação suicida na adolescência. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Pires, S. (2008). Representações de alunos do 3º ciclo face à inclusão de alunos com Trissomia 21. Mater thesis supervised by José Morgado, ISPA.
  • Ribeiro, M. (2008). Expressão do preconceito na infância. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Santos, M (2008). Percepções de justiça e legitimação da autoridade escolar. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Serra, D. (2008). Atitudes de alunos ouvintes face à integração de alunos deficientes auditivos. Mater thesis supervised by José Morgado, ISPA.
  • Silva, R. (2008). Ideação suicida. A influência da vinculação e do bem-estar psicológico. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira, ISPA.
  • Sousa, F. (2008). Representações sociais dos medicamentos não sujeitos a receita médica por farmacêuticos. Master thesis supervised by Virgílio Amaral, ISPA.

2007

  • Brites, N. (2007). Percepções de justiça e cidadania em contexto escolar. Efeito moderador do desenvolvimento moral. Master thesis supervised by Ana Carita, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Gabadinho, D. (2007). Leitura e motivação: Que relações? Estudo das relações entre desempenho em leitura, motivação para a leitura, autopercepção de leitor e género em alunos do 5º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Vera Monteiro, Universidade Católica Portuguesa.
  • Parente, S. (2007). Efeito de um programa de Leitura a Par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo. Análise das dinâmicas interactivas. Master thesis supervised by Vera Monteiro, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Pedro, N. (2007). Auto-eficácia e satisfação profissional dos professores. Master thesis supervised by Francisco Peixoto, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Sanches, C. (2007). Percepções de justiça em contexto escolar, Relação com as autoridades e comportamentos de desvio na adolescência. Master thesis supervised by Maria Gouveia Pereira & Felice Carugati, Instituto Superior de Psicologia Aplicada. 

Horários e Contactos

Dias úteis

das 9:30h às 13:30h

uipcde@ispa.pt

+351 21 881 1700/ 77