Master Dissertations - Developmental Psychology

2012

2011

  • Aguiar, B. (2011). O desporto e actividade física e seus efeitos na percepção de saúde física e mental. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Almeida, J. (2011) O conflito trabalho-família e a competência social de crianças em contexto pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA - Instituto Universitário.
  • Coutinho, A. B. (2011). Vinculação e qualidade da amizade em jovens institucionalizados. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Cruz, M. (2011). Qualidade da vinculação e reputação social da criança em idade escolar. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Dias, S. (2011) Qualidade da vinculação e retraimento social em adolescentes do 7º ano de escolaridade. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA - Instituto Universitário.
  • Humanes, A. (2011). Os modelos internos de vinculação e a construção do self em crianças do pré-escolar. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Jorge, E. (2011). Trabalho vs. família: O envolvimento parental nas diferentes dimensões da dinâmica familiar. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Lourenço, P. (2011). A qualidade da vinculação e a aquisição de competências sociais na criança. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Martins, I. (2011). Auto-regulação emocional e vinculação em adultos toxicodependentes. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Mendes, J. (2011). Qualidade da vinculação ao pai e à mãe e o isolamento social em adolescentes. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Monteiro, D. (2011). O processo de construção de boas práticas: Percepções de profissionais. Master thesis supervised by Júlia Serpa Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA - Instituto Universitário.
  • Penedo, J. (2011). ‘Só estou bem onde não estou’: Toxicodependência e dor mental. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Salvaterra, M. (2011) Perturbações do comportamento, vinculação, funcionamento familiar e práticas educativas parentais em jovens delinquentes. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Silva, C. (2011). A qualidade da amizade e o isolamento social em adolescentes. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.
  • Sousa, T. (2011) Relação entre vinculação e competências emocionais em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA - Instituto Universitário.

2010

  • Afonso, A. (2010). A relação entre o envolvimento paterno e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Afonso, M. (2010). Qualidade da vinculação e qualidade da amizade em pré adolescentes. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Antunes, M. (2010). Modelos internos dinâmicos e competência social em crianças de idade pré escolar. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Brito, C. (2010). Qualidade da vinculação e autoconceito em crianças de etnia cigana. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Caeiro, P. (2010). A expressividade dos afectos em crianças do pré escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.
  • Carreira, A. (2010). Implicações do contágio emocional nas relações precoces da vinculação: estudo teórico. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Conceição, J. (2010). Isolamento social em pré adolescentes as relações entre a qualidade da amizade e a vinculação aos pais. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Duarte, J. (2010). Estudo da vinculação em crianças com espectro do autismo. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Gancho, A. (2010). Modelos internos dinâmicos de vinculação relações de objecto internalizadas e qualidade das amizades em jovens delinquentes internados num centro educativo. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Grou, R. (2010). A terapia assistida por animais num caso de surdez. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Paulino, C. (2010). A vinculação, o auto-conceito e o funcionamento interpessoal. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Pires, M. (2010). Estudo da elaboração das emoções na criança através do teste era uma vez…. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Sampaio, D. (2010). Vinculação em macacos capuchinhos. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Santos, A. (2010). Qualidade da vinculação e experiencias subjectiva na depressão. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Varandas, N. (2010). Competência social e representações da vinculação em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by António J. Santos área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA – Instituto Universitário.
  • Vargas Pereira, A. F. (2010). Incapacidade, participação e qualidade em contextos pré-escolares. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA – Instituto Universitário.

2009

  • Alencar, L. B. (2009). O complexo de édipo e o delírio de um esquizofrénico. Um estudo qualitativo exploratório através da análise do discurso. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Almeida, A.C. (2009). Ser mãe…ser criança – Um programa de promoção de competências parentais destinado a mães adolescentes. Masther thesis supervised by Júlia Serpa Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Andrade, A. (2009). Ansiedade materna de separação e envolvimento parental. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • António, D. (2009). Vinculação do adulto e sistema comportamental de prestação de cuidados em toxicodependentes integrados em comunidade terapêutica e em programa de metadona. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Aparício, M. (2009). Experiências adversas na infância e depressão em adultos com obesidade. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Ascenso, I. (2009). A satisfação com o suporte social em cuidadores informais de idosos: Características individuais do sujeito vs. características da rede social do sujeito. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Barros, A. R. (2009). Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: Três estudos de caso. Master thesis supervised by Júlia Serpa Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Carreira, M. M. (2009). Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: Um estudo comparativo. Master thesis supervised by Júlia Serpa Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Fernandes, C. (2009). Qualidade da vinculação e desenvolvimento social. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Matela, J. (2009.) Exerciseaholics – A dependência do exercício físico e a sua relação com o perfeccionismo, a insatisfação corporal e o índice de massa corporal entre utentes de ginásios. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Metais, C. (2009). Am I really all the things that are outside of me? Estudo correlacional sobre a persistência pessoal e vinculação. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Miranda, R. (2009). Vinculação, experiências depressivas e personalidade. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Morgado, P. (2009). Adesão terapêutica versus vinculação e traços de personalidade. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Moringa, M. (2009). Interacção educadora-criança e construção da narrativa. Master thesis supervised by Zilda Fidalgo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Pinto, A. (2009). Modelos internos dinâmicos de vinculação e relações de objecto internalizadas: Análise de narrativas em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by Nuno Torres.
  • Ramalho, A. (2009). Vinculação e auto-conceito em sujeitos toxicodependentes residentes em comunidades terapêuticas. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Rendeiro, A. M. (2009). Relações de amizade em crianças com incapacidade inseridas em contexto pré-escolar inclusivo. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Reis, J. (2009). Gentle Teaching - uma resposta alternativa para jovens adultos com deficiência mental? Cinco estudos de caso. Masther thesis supervised by Júlia Serpa Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Rocha, G. (2009). Vinculação e aliança terapêutica de adultos toxicodependentes em comunidade terapêutica. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Rolão, M. T., (2009). Relação entre o conhecimento das emoções e as relações de pares. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Rodrigues, R. (2009). Ansiedade materna de separação e adaptação psicossocial ao pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ruivo, J. (2009). Qualidade de vida e satisfação com o suporte social em idosos institucionalizados e não-institucionalizados. Master thesis supervised by Nuno Torres área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Silva, I. (2009). Imagem corporal da criança queimada: Influência do tipo de vinculação e do modelo interno do self no processo de adaptação à mudança. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.

2008

  • Agapito, N. (2008). Factores sociais e individuais para a avaliação do risco. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Albuquerque, N. (2008). Intemporalidade traumática - Contribuições psicanalíticas sobre a perturbação de stress pós-traumático. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Almeida, M. (2008). Socialização parental das emoções e a competência social. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Almeida, M. (2008). Efeitos de uma tutória na modificação das estratégias utilizadas pelas educadoras numa situação de resolução de problemas com crianças com síndroma de Down. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Amaral, V. (2008). A confiança como base segura para a felicidade. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Andrade, M. (2008). Influência dos factores de grupo na coesão de uma equipe de futebol. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Arriaga, M. (2008). Avaliação da vinculação no adulto. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Blanc, R. (2008). Programa de promoção de competências parentais destinado a pais de bebés prematuros. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Borges, P. (2008). Qualidade da vinculação e depressão materna. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Cândido, S. (2008). Representações de vinculação parentais. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Carreira, J. (2008). Resolução natural de conflitos e competência social num grupo de quatro anos de idade em meio pré-escolar. Master thesis in Ethology supervised by António J. Santos, ISPA.
  • Cardoso, V. (2008). Crescer só…entre muitos. Autopercepões e emoções em crianças institucionalizadas. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Chaves, M. (2008). A qualidade da vinculação num grupo de crianças institucionalizadas. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Corte, C. (2008). Depressão e Qualidade de Vinculação em Adultos. Master thesis, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Correia, C. (2008). Qualidade da relação familiar e crianças com perturbações de comportamento – Estudo de caso. Master thesissupervised by Cecília Aguiar, ISPA.
  • Correia, N. (2008). Intervenção precoce centrada na família: Da teoria à realidade. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Costa, C. (2008). Identificação de emoções e qualidade da vinculação. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Costa, J. (2008). Ser mãe de um bebé prematuro: que impacto sobre a auto-estima materna. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Cunha, C. (2008). Avaliação de um programa de Intervenção precoce: Expectativas e satisfação das famílias apoiadas. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • David, A. (2008). Qualidade da vinculação e o desenvolvimento da cognição social. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Dias, A. (2008). Efeitos da partilha de tarefas parentais na ansiedade de separação. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Emidio, R. (2008). A relação entre o auto conceito e a aceitação pelos pares num grupo de crianças em idade pré-escolar. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Fernandes, M. (2008). Análise do fenómeno de base segura em contexto familiar: as relações Mãe/Criança e Pai/Criança. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ferreira, R. (2008). Qualidade da vinculação e reputação social em crianças de idade pré escolar. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Figueiredo, A. (2008). Envolvimento familiar no processo educativo da criança com incapacidades: percepções dos educadores de ensino especial e dos encarregados de educação. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Formas, L. (2008). Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do 1ºciclo: Diferenças entre género. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Granjo, R. (2008). Influência do Suporte Social e das estratégias de coping no stress dos cuidadores informais de idosos. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Guimarães, M. (2008). Interacções aloparentais e comportamento materno num grupo cativo de macacos-capuchinho (Cebus apella). Master thesis in Ethology supervised by António J. Santos, ISPA.
  • Lemos, K. (2008). A Resiliência: Uma capacidade ou uma defesa? Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Lopes, A. (2008). Auto-conceito e qualidade da relação de vinculação em crianças do pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Lourenço, A. R. (2008). A relação entre o bonding parental, o stress parental, os comportamentos de vinculação e a percepção de competência e aceitação da criança em idade escolar. Master thesissupervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Macário, M. (2008). Auto-estima e ausência paterna. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Machado, M. (2008). Qualidade inclusiva dos contextos pré-escolares e competência social das crianças com incapacidades. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Marcelino, S. (2008). Um programa de Intervenção precoce – um estudo de caso. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Martin, M. (2008). Do envelhecimento a um bem estar na velhice. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Mendes, V. (2008). Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças do pré-escolar. Master thesis supervised by Zilda Fidalgo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Miguel, H. (2008). Avaliação da satisfação dos pais de crianças com sindroma de Down em apoio no Centro de Desenvolvimento Infantil. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Minas, M. (2008). Teoria da mente e linguagem metacognitiva em crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade. Master thesis supervised by Zilda Fidalgo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Moiteiro, A. (2008). Aceitação social de crianças com incapacidades e qualidade dos contextos pré-escolares inclusivos. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Pereira, A. (2008). Era uma vez um menino que tinha um sapo... Desenvolvimento de competências narrativas nos primeiros anos escolares. Master thesis supervised by Zilda Fidalgo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Pinhel, J. (2008). Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: suas representações de vinculação e comportamento associado. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Pinto, C. (2008). Qualidade da vinculação e o desenvolvimento da cognição social em crianças de idade pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Pinto, R. (2008). O envolvimento paterno: Factores que o influenciam. Estudo exploratório.  Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Pilo, M. (2008). Maternidade em círculos - grupo de apoio à maternidade consciente. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ramalho, P. (2008). O papel da linguagem no desenvolvimento da teoria da mente em crianças dos 3 aos 5 anos. Master thesis supervised by Zilda Fidalgo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Ramos, B. (2008). Qualidade da vinculação e qualidade da tonalidade das relações de objecto em crianças institucionalizadas. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Rebelo, A. (2008). A avaliação dos modelos internos de vinculação em crianças no pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Revez, A. (2008). Infância roubada: o ciclo vítima-agressor. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Roque, V. (2008). A importância dos vínculos familiares e da psicoterapia de grupo na fase da latência. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Santos, J. (2008). Ainda somos amigos? A estabilidade das relações de amizades das crianças no pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Silva, A. (2008). O estilo de vinculação e o desenvolvimento de comportamentos delinquentes: Factor de risco ou de protecção. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Legal, ISPA.
  • Silva, F. (2008). Estabilidade entre o comportamento de base segura com a mãe nos primeiros anos de vida e os modelos internos dinâmicos no pré-escolar. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Silva, M. (2008). Stress em pais de crianças com Síndrome de Asperger. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Silva, T. (2008). Qualidade global e qualidade inclusiva em contextos pré-escolares do distrito de Lisboa. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Somsen, D. (2008). A relação mãe-criança na infecção VIH/SIDA. Mater thesis co-supervised by Cecília Aguiar, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Porto.
  • Sousa, S. (2008). Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar. Master thesis supervised by António J. Santos, área de espacialização em Etologia, ISPA.
  • Tereso, L. (2008). O Processo psicanalítico de Meltzer revisitado – Considerações para uma ética psicanalítica. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Xavier, C. (2008). Aceitação social de crianças com necessidades educativas especiais em contexto pré-escolar inclusivo. Master thesis supervised by Cecília Aguiar, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Vaquinhas, S. (2008). Recordar é saber: Formatos verbais e não-verbais e memorização. Master thesis supervised by Zilda Fidalgo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Vilarinho, R. (2008). Estudo exploratório através do modelo família- comunidade de Meltzer e Harris e do modelo circumplexo de Olson – A dinâmica familiar em jovens institucionalizados. Master thesis supervised by Nuno Torres, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.
  • Vinagre, M. (2008). A relação entre a qualidade da vinculação e a identificação de emoções em crianças dos 5 aos 7 anos de idade. Master thesis supervised by António J. Santos, área de especialização em Psicologia Clínica, ISPA.

2007

  • Cara-Linda, M. A. (2007). Abordagem centrada na família: Avaliação de práticas num projecto de intervenção precoce. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Dias, S. (2007). Caracterização de unidade de desenvolvimento do serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria enquanto serviço de intervenção precoce. Master thesis supervised by Júlia Pimentel, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Meneses, A. (2007). Vinculação e adaptação social ao pré escolar. Master thesis supervised by Manuela, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.
  • Silva, M. (2007). As interacções como processo da inclusão. Master thesis supervised by Manuela Veríssimo, área de especialização em Psicologia Educacional, ISPA.

Horários e Contactos

Dias úteis

das 9:30h às 13:30h

uipcde@ispa.pt

+351 21 881 1700/ 77